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Superalimentos que devemos incluir na alimentação

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Manter um estilo de vida saudável com uma alimentação balanceada rica em proteínas, gorduras boas e pobres em carboidratos nem sempre é uma tarefa das mais fáceis.

Para isso é necessário uma conscientização de mudança de estilo de vida, disciplina e muita força de vontade, não é mesmo? Comer bem com certeza é saúde!

Por questões regionais a forma como muitas pessoas se alimentam é considerado um costume local, mas podemos dar uma melhorada na alimentação acrescentando o hábito de consumir certos alimentos que vão garantir uma vida muito mais saudável.

E uma vida mais saudável implica em uma melhora no nosso organismo como um todo com mais disposição, mais energia, menos propensão a certos tipos de doenças e até rejuvenescimento.

Existem alguns alimentos que podemos chamar de superalimentos pela sua alta concentração de proteínas, ômega 3, vitaminas, ácidos graxos, fibras e antioxidantes.

Os superalimentos podem melhorar a sua saúde

Os superalimentos que devem ser incluídos na sua alimentação:

Goji Berry

Frutinha vermelha usada milenarmente pelos orientais é oriunda do Himalaia.

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Fonte: Pinterest

Uma porção de 100 g tem cerca de 40 vezes mais vitamina C que uma laranja o que beneficia o sistema imunológico, a fixação de ferro no organismo, o crescimento de ossos saudáveis e uma pele rejuvenescida graças a sua ação antioxidante.

Mas os benefícios do Goji Berry não param por aí, possui alto teor de proteínas, 19 aminoácidos, 21 minerais dentre eles o germânio, um mineral anticancerígeno raramente encontrado em outros alimentos.

Contêm ainda a betaína um composto químico derivado do aminoácido glicina que ajuda o corpo a produzir a colina. A colina é uma das vitaminas do complexo B importante para a memória, frequência cardíaca, controle das atividades musculares e também proteção do fígado.

Outros nutrientes dessa frutinha possuem um papel importante no metabolismo e na ajuda da perda de peso, são as vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B6 (piridoxina).

O Goji Berry contêm ainda licopeno, luteína, criptoxantina e zeaxantina que apresentam alto poder antioxidante.

Há pesquisas que indicam que pessoas que fazem uso de remédio para controle da pressão e glicemia não devem fazer o consumo do Goji Berry. Então, se você resolver utilizar a fruta procure antes uma orientação médica.

Clorela

È uma alga verde de água doce considerada um dos organismos mais antigos da terra, e é conhecida cientificamente como Chlorella vulgaris.

É um excelente alimento devido à presença de proteínas, vitaminas, minerais, aminoácidos e clorofila podendo ser consumida em sucos ou cápsulas.

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Fonte: Pinterest

Possui uma grande fonte de proteína cerca de 60% quando comparada com outros alimentos, favorecendo o ganho de massa muscular. Para quem sofre com problemas de anemia a Clorela é uma boa alternativa devido ao seu alto teor de ferro que estimula a produção das hemácias.

Suas propriedades desintoxicantes impedem que toxinas e metais pesados, como chumbo, alumínio, mercúrio dentre outros, se acumulem nos órgãos e tecidos.

A Clorela é também uma fonte rica em vitaminas B12, C, E e minerais sendo muito consumida no Japão.

Spirulina

Embora conhecida como alga azul, a Spirulina na verdade é uma bactéria denominada de cianobactéria muito rica em proteína, alguns estudos revelam que possui teor proteico superior que o da carne vermelha.

É uma ótima opção para os adeptos de uma alimentação vegetariana. Também é uma grande fonte de vitamina B12, magnésio, zinco, selênio e ferro.

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Fonte: Pinterest

A spirulina ajuda a reduzir os triglicerídeos e o colesterol um dos grandes males da nossa saúde.

Possui ainda propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres que atacam as células causando danos no seu DNA- o principal componente é uma substância chamada ficocianina.

Chia

É uma semente (Salvia hispanica L) há muito utilizada por povos da América Central sendo recomendada por nutricionistas devido à alta concentração de fibras, proteínas, ômega 3, vitaminas C e E, ferro e aminoácidos.

Pode ser consumida in natura misturada em saladas, sucos, ou em cápsulas.

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Fonte: Pixabay

O alto teor de fibras na Chia faz com que seja um excelente alimento para a saúde intestinal, evitando a prisão de ventre.

Há estudos que indicam que a semente de Chia possui propriedades antioxidantes prevenindo o envelhecimento precoce das células, em virtude da presença do ácido cinâmico, ácido cafeico e flavonoides.

A semente de Chia pela sua alta concentração de ômega 3 é um grande coadjuvante para a saúde cerebral, e ainda contribui no combate a processos inflamatórios.


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