Razões Femininas

Maquiagem e seu estilo pessoal

Por: |
maquiagem-poder-transformação

Maquiagem é um assunto que é praticamente uma unanimidade no universo feminino, porque todas as mulheres tem pelo menos um batom guardado no armário.

A grande maioria das mulheres é apaixonada por produtos de maquiagem, e eu sou uma delas, tanto que fiz o curso de maquiadora profissional porque queria saber muito mais sobre esse mundo transformador, e ainda estou aprendendo.

É um assunto sempre inacabado porque sempre surgem novas técnicas, novos produtos e novas tendências.

maquiagem-produtos

Fonte: Pinterest Dia de Beauté

Uma coisa é fato: fazer uma boa maquiagem exige treinamento e bom senso, porque a maquiagem tem o poder de transformação. E essa transformação em nossa vida com certeza tem que ser para melhor.

Existem dois tipos básicos de maquiagem: a artística e a social. A artística é feita por profissionais extremamente habilidosos que criam através da maquiagem personagens dentro de um contexto, que pode ser cinema, teatro ou carnaval. O foco é a arte, e não o embelezamento da pessoa como na maquiagem social.

A maquiagem social é aquela projetada para o dia-a-dia visando realçar a beleza da mulher, podendo ser mais discreta quando utilizada durante o dia ou no ambiente de trabalho, ou ser mais elaborada para eventos noturnos.

Seja a maquiagem artística, seja a maquiagem social, o seu poder de melhorar a vida de uma pessoa é algo que considero maravilhoso. É uma ferramenta que está ao alcance de todos!

E isso é muito fácil de ser compreendido, porque a partir do momento que você se vê mais bonita, mais jovial, e até com alguns probleminhas de pele disfarçados, seu mundo é encarado de uma maneira muito melhor.

tima- vida-social-melhoria-

Fonte: Web

Há uma melhora na autoestima, na confiança, na capacidade de se relacionar no trabalho e até na vida amorosa (isso mesmo), porque você é capaz de refletir uma imagem exterior mais bonita e até mais segura, justamente porque seu interior está mais feliz e verdadeiramente bonito.

Mas isso não significa que quando você se maquilar ou for maquiada seu rosto deve estar tão modificado ao ponto que até mesmo você não se reconheça diante do espelho.

Sempre falo que a maquiagem deve realçar seus pontos fortes, e disfarçar seus pontos fracos de uma forma harmoniosa, suave e principalmente que ninguém perceba que houve mudanças nos seus traços originários.

maquiagem-mudança-traços-originais

Fonte: Pinterest

Os truques de maquiagem são um segredo  seu

Os truques de make devem ser sutis, ninguém precisa notar que você aumentou o volume das maçãs do rosto, aprofundou o contorno facial. Há segredos que devem ficar entre você e o seu espelho, não acha?
Por isso que afirmo, que os disfarces dos pontos fracos devem ser discretos, afinal, você precisa de uma maquiagem que afirme seu estilo pessoal.

Não tenho nada contra pessoas que gostam de utilizar a maquiagem para afinar nariz, diminuir demasiadamente as bochechas, afinal isso é uma questão de estilo pessoal, e ele deve ser afirmado.

Apenas chamo atenção para que haja sempre bom senso e muito treino quando resolver usar esses truques, com isso você não corre o risco de sair pelas ruas com o rosto todo marcado. Então, tome cuidado!

maquiagem-rosto-marcado

Fonte: Pinterest

Não existe um padrão ideal de beleza, o que existe é um padrão de beleza com personalidade, e isso que é o interessante quando você utiliza certos truques de maquiagem.

Sarah Jessica Parker em seu célebre filme “Sex and The City” com seu assumido nariz comprido e muita personalidade esnobou uma beleza realçada com pequenos truques de maquiagem, mas que não interferiram na sua identidade.

maquiagem- estilo-pessoal-identidade

Fonte: Pinterest

Não estou afirmando que os segredos de maquiagem não devem ser utilizados, muito pelo contrário, os pequenos disfarces das imperfeições devem ser corrigidos, mas não aposte em uma mudança profunda em seu rosto, porque não fica nada natural. E o fantástico desses truques é que quando bem feitos ninguém percebe.

A internet pode ser uma grande ajuda ou não

Em diversos vídeos que circulam pelas redes sociais muitas pessoas ensinam como afinar o nariz, fazer contornos, diminuir o queixo, esconder papadas e rugas.

Só que a forma como esses truques são ensinados sempre chamaram a minha atenção, os exageros com maquiagens pesadíssimas pelo excesso de produtos, a idade e até mesmo a constituição física do público em que são direcionadas essas correções devem ser levadas em consideração.

Aqui não vai nenhuma crítica específica a vídeos, pessoas ou técnicas, afinal o mundo virtual é maravilhoso e podemos aprender coisas superinteressantes, mas nem tudo pode ser aplicado para todas as mulheres, principalmente quando a matéria é maquiagem.

Acho que com raríssimas exceções é alertado para quem está do outro lado da tela que determinada técnica ou truque pode ser utilizado de forma indiscriminada.

Maquiagem pesada utilizada para disfarçar problemas de pele, imperfeições da própria idade acabam deixando a pessoa com a aparência mais velha. O rosto fica parecendo uma “argamassa” de produtos, e isso não é notado devido a efeito de photoshop– vivemos na era digital. Ao vivo não há nada de natural e bonito nessa pele.

Uma maquiagem para ser bem produzida não necessita de mil e um produtos, já que as correções têm que ser pontuais, apenas nos locais que realmente precisam ser corrigidos.

maquiagem-correções-pontuais

Fonte: Pinterest

A leva de bases pesadas há muito não é utilizada no backstage dos melhores maquiadores, porque não deixam a pele com aquele aspecto saudável e natural.

maquiagem-base-leve-pele-radiante

Fonte: Pinterest

No nosso dia a dia com essa correria precisamos ser práticas, utilizar poucos produtos, corrigir o necessário e ficarmos lindas, afinal ninguém tem tempo para ficar horas na frente do espelho aplicando não sei quantos produtos de maquiagem.

Então, menos vai ser sempre mais, nada de exageros.


Comentários


Assine nossa Newsletter


Faça parte do nosso seleto grupo, e receba todas as novidades!