Razões Femininas

Detox uma visão médica – 1ª parte

Por: |
ox- equilíbrio-mente-corpo

O tema detox sempre chamou a minha atenção, mas não do ponto vista de fazer sucos verdes em casas, coisa que já virou uma febre, nem tampouco começar uma alimentação mais saudável por certo tempo na expectativa de que meu corpo reagisse e se desintoxicasse.

Sempre pensei em detox como um processo contínuo, um estilo de vida acompanhado de bons hábitos em todos os sentidos e não apenas no plano alimentar que já cuido há muito anos.

Com isso, os bons hábitos que estou passando a ter vão além da alimentação saudável e da prática de esportes, mas sobretudo uma busca por uma qualidade de vida melhor em relação ao mundo exterior que vivencio todos dos dias.

suco-verde-geração-detox

Fonte: Pixabay

Não vou afirmar que esse é um processo fácil porque diariamente temos que conviver com a correria do trabalho, noites mal dormidas, projetos de vida a serem realizados, frustrações, ansiedade e tudo isso sabota o nosso equilíbrio interior. Mas é necessário fazer uma faxina interna para reequilibrar nossas energias e fazer um verdadeiro detox em nosso organismo.

É preciso conscientizarmos que com pequenas mudanças contínuas o nosso corpo e nossa mente vão ser capazes de limpar toda a carga de desequilíbrio que carregamos ao longo de nossa vida, e com isso poderemos evitar não só inúmeras doenças, mas também seremos mais felizes.

Detox é a nova chamada de ordem para desintoxicação não só do corpo, mas também da mente, porque nada mais sábio que o provérbio latino “mente sã, corpo são” que chama a atenção da complementariedade da higiene mental e corporal para que haja saúde.

detox-equilíbrio-mente-corpo

Fonte: Pixabay

O nosso bem estar deve ser físico e mental simultaneamente, ou pelo menos deveria ser.

Com essa nova ótica não estaríamos realmente desintoxicados somente com uma alimentação saudável, já que é sabido que em situações contínuas de estresse o nosso corpo produz excesso do hormônio cortisol que pode causar inúmeros problemas para a saúde como diabetes, pressão alta e diminuição das defesas do organismo.

Não é novidade para ninguém que nosso corpo fala, e muitas vezes com essa vida estressada e a falta de bons hábitos não paramos para escutá-lo. E daí vem inúmeras doenças, que nada mais são que uma série de desajustes e desordens do nosso corpo causadas por questões fisiológicas, emocionais e até mesmo mentais.

Então não é tomando suco verde diariamente, melhorando a alimentação por certo período que você estará fazendo um detox, e limpando seu corpo de impurezas. Não estou dizendo que essas práticas não sejam saudáveis, apenas quero enfatizar que isso não é detox.

Detox é uma nova visão da vida

Detox é uma mudança de estilo de vida, é um projeto de saúde através da desintoxicação não só do corpo, mas também da mente e que deve acompanhar você por toda a vida, a fim de que haja sempre equilíbrio entre todos os nossos órgãos.

Quando você assume essa nova perspectiva em sua vida, vendo seu corpo como um conjunto de órgãos interligados e que precisam ser desintoxicados diariamente em virtude do mundo tóxico que vivemos mais saúde, mais longevidade, mais energia e mais beleza você terá.

Pense em toxidade em um sentido amplo não só em sujeira, venenos encontrados nos alimentos, mas também em todo o lixo emocional que carregamos diariamente em nossa mente, contaminando nossos sentimentos e nossas emoções.

intoxicação-organismo-emoção-doenças

Fonte: Pixabay

Algum dia você já pensou nisso? Que pode estar intoxicado emocionalmente em virtude da sobrecarga de sentimentos e emoções que sabotam seu organismo gerando irritabilidade, angústia, depressão e ansiedade?

Segundo a médica Dra. Doris Israel: estar saudável não é apenas a ausência de sintomas ou dores, isso é uma visão da medicina alopata. Se você não apresenta dores, ou sintomas de que possa estar enfermo significa que está com saúde, isso porque a alopatia trata apenas dos nossos órgãos.

Essa é uma visão da medicina tradicional que vê o ser humano como um conjunto de órgãos. E não que isso do ponto de vista médico não seja uma verdade, mas será uma verdade absoluta? O ser humano é apenas um amontoado de órgãos, ou questões mais profundas podem ser indicadores de alguma enfermidade?

Doenças e Lixo Emocional

Penso que quando tratamos de determinada doença essa é apenas uma projeção de uma situação ou situações vivenciadas pelo nosso organismo que geraram uma toxicidade tamanha que ele foi incapaz de eliminar, gerando então a enfermidade.

Questões de ordem emocionais, sociais, maus hábitos ao longo de anos podem ser fatores determinantes para o desapontar de doenças, que talvez não manifestariam se o organismo estivesse em equilíbrio.
Então, essas questões são de suma importância para o tratamento de doenças e devem ser avaliadas quando de qualquer diagnóstico, porque não basta tratar a doença, é preciso saber a causa, e ela pode partir de fatores tóxicos emocionais, sociais e nutricionais.

Desintoxicar nosso modo de ver a vida, nosso estilo de viver é o primeiro e grande passo para fazer um detox.

 

Referência: ISRAEL, Dra. Doris. Detox Já. Rio de Janeiro: Agir, 2015


Comentários


Assine nossa Newsletter


Faça parte do nosso seleto grupo, e receba todas as novidades!