Razões Femininas

Antioxidantes e vitaminas: a hora do relógio

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Muitas pessoas consomem antioxidantes e vitaminas, mas não sabem que há horário certo para tomar determinado tipo de suplemento alimentar para que seja melhor absorvido pelo organismo.

Isso porque muitos antioxidantes e vitaminas para serem aproveitados de forma efetiva pelo organismo necessitam de um veículo para que sejam bem absorvidos, seja ele um meio gorduroso ou aquoso.

Outros ainda, são incompatíveis quando consumidos conjuntamente com fibras que impedem ou comprometem o aproveitamento desses suplementos.

O ideal é que as vitaminas e antioxidantes sejam obtidas através de uma alimentação saudável e balanceada, mas nem sempre nos alimentamos de maneira correta, havendo necessidade de uma suplementação que deve ser prescrita por um médico.

a hora certa de tomar seus antioxidantes e vitaminas

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Fique de olho no relógio para tomar seus suplementos

Aí vão algumas dicas que podem garantir um melhor desempenho dos seus suplementos e vitaminas:

As fibras tão importantes para o funcionamento do nosso intestino atrapalham a absorção da maioria dos antioxidantes e vitaminas, então, evite ingerir os seus suplementos juntamente com o pão integral da manhã.

O mau funcionamento do intestino faz com que nosso organismo não elimine de maneira eficiente todos os dejetos, levando a formação de gases e de uma grande quantidade de bactérias que alteram a permeabilidade das paredes do intestino.

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E o que acontece? Há uma facilitação da entrada de metais pesados e outras toxinas no sangue que vão de certa forma nutrir o organismo com toxicidade.

O intestino é um órgão que precisa ser muito bem cuidado para que o organismo esteja limpo de substâncias tóxicas prejudiciais à saúde e ao processo de rejuvenescimento.

As vitaminas A, D, E e K são chamadas de lipossolúveis , ou seja, precisam da ajuda de um meio gorduroso para serem melhores absorvidas pelo organismo. Assim o melhor horário para sua ingestão é o almoço, que em geral é a refeição mais completa do dia.

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As vitaminas A e E são potentes antioxidantes auxiliando no processo de retardo do envelhecimento precoce, e em conjunto com a vitamina C são consideradas verdadeiras fontes rejuvenescedoras.

O ômega 3 também conhecido como “Amigo do Coração” é responsável por reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom – uma gordura que não é produzida naturalmente pelo nosso organismo.

Reduz também os níveis de triglicérides, e há estudos demonstrando que podem ajudar a diminuir a pressão arterial. Sua ingestão diária deve ser em separado dos demais antioxidantes e vitaminas, uma vez que em contato há interferência na sua absorção.

As vitaminas C e as do complexo B tão importantes para o bom funcionamento do organismo de uma maneira em geral são hidrossolúveis, quer dizer solúveis em água não sendo armazenadas pelo organismo, com exceção da vitamina B12 que é retida pelo fígado.

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Então ao fazer uso dessas vitaminas evite ingeri-las conjuntamente com um meio gorduroso.

A vitamina C além de ser um potente antioxidante é precursora da síntese do colágeno, melhora o sistema imunológico, reduz os níveis de estresse e doenças cardiovasculares.

Já as vitaminas do complexo B são formadas por um conjunto de 8 vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) sendo fundamentais para a produção de energia do organismo, e cada uma delas isoladamente também possui um papel importante para a nossa saúde atuando no sistema nervoso, prevenção da anemia, bom funcionamento do intestino, cabelos fortes e brilhantes.

Nunca é demais dizer que seja qual for o motivo do consumo de antioxidantes e vitaminas, a orientação de um médico é imprescindível.

 

Referências: BRAGA, Sylvana. Dieta Ortomolecular. São Paulo: Atlas, 2012
BERNARDES, Heloísa. O que a dieta ortomolecular pode fazer por você. São Paulo: Academia, 2012


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